'Água Doce' instala 110 sistemas de dessalinização no semiárido em 2025

Iniciativa está garantindo acesso à água potável para milhares de famílias que sofrem com a seca e a salinidade da água em oito estados do semiárido brasileiro.

'Água Doce' instala 110 sistemas de dessalinização no semiárido em 2025
'Água Doce' instala 110 sistemas de dessalinização no semiárido em 2025 (Foto: Reprodução)


O Programa Água Doce, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, está levando mais dignidade e saúde a comunidades rurais do semiárido brasileiro. Somente em 2025, 110 novos sistemas de dessalinização já foram instalados em oito estados da região. A iniciativa garante acesso à água potável para milhares de famílias que sofrem com a seca e a salinidade da água.

As instalações foram feitas em locais como Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Pernambuco foi o estado com maior número de sistemas: 70 no total. A tecnologia usada retira o sal da água dos poços, e a torna própria para o consumo humano — o que ajuda a evitar doenças e melhora a qualidade de vida da população.

A meta inicial do governo federal para o ano era entregar 100 sistemas, mas já há previsão de superar esse número, que deverá chegar a 172 até dezembro. O programa, segundo o governo, é uma das ações mais importantes de segurança hídrica no país, pois permite que as famílias permaneçam no campo com mais saúde e esperança.

Ainda neste mês, o governo vai fazer a entrega oficial de 22 sistemas no Ceará e no Piauí, o que deverá beneficiar diretamente quase 4 mil pessoas.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo

Comentários (0)